O que são varizes?

jan 18, 2018 | Destaques, Varizes

Varizes

O que são as varizes?
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função original (de retornar o sangue para o coração)

Causas
Existem várias causas para o enfraquecimento da parede das veias: predisposição genética, uso de hormônios, número de gestações, sedentarismo e obesidade estão entre os principais fatores.

Sintomas
Muitas pacientes se queixam de sensação de peso e cansaço nas pernas ao longo do dia. Cãibra noturna, ardência e queimação nas veias dilatadas também podem aparecer, principalmente no período menstrual, quando muitas mulheres também apresentam edema (inchaço). A doença de longa data e sem tratamento pode causar o escurecimento da pele, deixando-a endurecida e propícia ao aparecimento de úlceras venosas.

Tratamento
Para eliminar a veia doente, deve-se fazer algum tipo de intervenção, como a cirurgia (ablação com endolaser ou retirada da variz), laser transdérmico ou escleroterapia. O alívio dos sintomas pode ser atingido com o tratamento clínico, que se baseia na melhora do retorno sanguíneo com atividade física regular, uso de meias elásticas (que esvaziam as veias superficiais e aumentam a velocidade no sistema venoso profundo) e medicamentos venotônicos.

Prevenção
Evitar anticoncepcionais e praticar exercícios físicos ajudam a prevenir o surgimento de varizes. Devemos lembrar que varizes grossas, quentes e doloridas já foram pequenas veias. Por isso, tratá-las precocemente é a maneira mais fácil de deixar suas pernas sempre saudáveis e bonitas.